O meio onde nos situamos…
A Obra D. Josefina da Fonseca de Protecção à Criança e Formação Doméstica, vulgarmente designada por “Casa da Obra”, tem sede em Oliveira do Hospital, na rua Dr. Lourenço Justiniano, Nº 12, situando-se a sua entrada principal na rua Alexandre Herculano.
O concelho de Oliveira do Hospital situa-se na região centro de Portugal, a norte do distrito de Coimbra e na vertente noroeste da Serra da Estrela. Confronta a Norte, através do Rio Mondego, com os concelhos de Nelas e Carregal do Sal, sendo limitado a Este com Seia, a Sul com Arganil e a Oeste com Tábua. Do ponto de vista do planeamento e ordenamento do território, integra-se na região do Pinhal Interior Norte e administrativamente no distrito de Coimbra.
Ocupa uma área de 234,55Km2 de superfície, distribuída por 16 freguesias e tem um total de 20.855 habitantes, com base nos Censos de 2011.
Esta região caracteriza-se pela grande riqueza na oferta dos seus produtos endógenos, que estão na base do seu desenvolvimento socio-económico e cultural.
Alguns factos históricos…
A Casa sede da Obra D. Josefina da Fonseca é um belo edifício em cantaria e gradeamento de ferro forjado, construída no século XIX, com capela dedicada a S. Lourenço Justiniano e jardins adjacentes, mandada construir pelo Sr. Dr. Lourenço Justiniano da Fonseca e Costa formado em Direito.
Dos factos históricos mais relevantes associados à Instituição, salientamos:
- Hospedagem do Infante D. Afonso, Duque do Porto, irmão do Rei D. Carlos e aos oficiais que o acompanhavam;
- Acampamento nas suas instalações de toda a bateria de artilharia e militares comandados pelo Sr. Capitão António Pereira Alves (acontecimento mais notável que esta Vila presenciou);
- Celebração a 7 de Junho de 1885 da 1ª Missa do Sr. Dr. António Garcia Ribeiro de Vasconcelos, que solenemente procedeu à bênção de todo o edifício;
- Celebração de uma missa a 24 de Agosto de 1886 pelo Monsenhor Júlio Tonti, auditor na nunciatura apostólica em Portugal;
- Encontros semanais de crianças de toda a freguesia com o objectivo de aprender o Evangelho e a “Cruzada Eucarística”.
Como tudo começou…até hoje!
A Obra D. Josefina da Fonseca é uma Fundação de Solidariedade Social, criada em cumprimento da disposição testamentária de D. Josefina da Fonseca, viúva e moradora na casa de habitação, que para esse fim foi legada pela fundadora. Foi iniciada a sua actividade social pela benemérita senhora com o objectivo de promover a “Protecção à Criança e a Formação Doméstica”.
A partir do seu falecimento, a 21 de Janeiro de 1944, funcionou com as “Criaditas dos Pobres”, ordem Religiosa com desempenho muito importante na formação de muitas jovens desta freguesia até Julho de 1999.
Em 1977 é constituída Instituição de Utilidade Pública.
Em 1981 são aprovados os seus estatutos e procede-se ao seu registo na Direcção Geral da Segurança Social, auferindo o estatuto de IPSS.
Actualmente a Instituição promove o funcionamento das Respostas Sociais de Creche e Jardim-de-Infância, tendo iniciado em Setembro de 2009 um novo serviço - Puzzle, com especial enfoque no acompanhamento ao estudo para crianças do 1º ciclo. Tem em funcionamento no período de interrupções lectivas o projecto – Clube de Férias.
O Espaço Físico
Creche
Jardim-de-infância
Puzzle
Espaços comuns
- Hall
- Refeitório geral
- Gabinete Administrativo
- Gabinete de Serviço Social
- Gabinete Técnico
- Salas do Conselho de Administração
- Vestiários Funcionárias
- WC(s)
Outros Espaços
- Salão de Ballet e sala de apoio;
- Pavilhão multiusos/ eventos com apoio de copa e cozinha;
Nota – Estes espaços estão disponíveis para aluguer aos pais e à comunidade – Festas de aniversário, Jantares, Sessões Temáticas, etc