Imprimir

O meio onde nos situamos…

A Obra D. Josefina da Fonseca de Protecção à Criança e Formação Doméstica, vulgarmente designada por “Casa da Obra”, tem sede em Oliveira do Hospital, na rua Dr. Lourenço Justiniano, Nº 12, situando-se a sua entrada principal na rua Alexandre Herculano.


O concelho de Oliveira do Hospital situa-se na região centro de Portugal, a norte do distrito de Coimbra e na vertente noroeste da Serra da Estrela. Confronta a Norte, através do Rio Mondego, com os concelhos de Nelas e Carregal do Sal, sendo limitado a Este com Seia, a Sul com Arganil e a Oeste com Tábua. Do ponto de vista do planeamento e ordenamento do território, integra-se na região do Pinhal Interior Norte e administrativamente no distrito de Coimbra.

Ocupa uma área de 234,55Km2 de superfície, distribuída por 16 freguesias e tem um total de 20.855 habitantes, com base nos Censos de 2011.
Esta região caracteriza-se pela grande riqueza na oferta dos seus produtos endógenos, que estão na base do seu desenvolvimento socio-económico e cultural.

 

Alguns factos históricos…

A Casa sede da Obra D. Josefina da Fonseca é um belo edifício em cantaria e gradeamento de ferro forjado, construída no século XIX, com capela dedicada a S. Lourenço Justiniano e jardins adjacentes, mandada construir pelo Sr. Dr. Lourenço Justiniano da Fonseca e Costa formado em Direito.
Dos factos históricos mais relevantes associados à Instituição, salientamos:

 

Como tudo começou…até hoje!

A Obra D. Josefina da Fonseca é uma Fundação de Solidariedade Social, criada em cumprimento da disposição testamentária de D. Josefina da Fonseca, viúva e moradora na casa de habitação, que para esse fim foi legada pela fundadora. Foi iniciada a sua actividade social pela benemérita senhora com o objectivo de promover a “Protecção à Criança e a Formação Doméstica”.


A partir do seu falecimento, a 21 de Janeiro de 1944, funcionou com as “Criaditas dos Pobres”, ordem Religiosa com desempenho muito importante na formação de muitas jovens desta freguesia até Julho de 1999.
Em 1977 é constituída Instituição de Utilidade Pública.


Em 1981 são aprovados os seus estatutos e procede-se ao seu registo na Direcção Geral da Segurança Social, auferindo o estatuto de IPSS.
Actualmente a Instituição promove o funcionamento das Respostas Sociais de Creche e Jardim-de-Infância, tendo iniciado em Setembro de 2009 um novo serviço - Puzzle, com especial enfoque no acompanhamento ao estudo para crianças do 1º ciclo. Tem em funcionamento no período de interrupções lectivas o projecto – Clube de Férias.

 

O Espaço Físico

Creche

Jardim-de-infância

Puzzle

Espaços comuns

Outros Espaços

Nota – Estes espaços estão disponíveis para aluguer aos pais e à comunidade – Festas de aniversário, Jantares, Sessões Temáticas, etc

Espaços Exteriores